quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cuidados nas visitas ao bebê


Um assunto muito importante que não posso deixar de abordar aqui no blog é sobre as visitas ao recém-nascido. Sabemos que o bebê é muito fofinho e é difícil resistir a um abraço, um beijinho, um aperto na bochecha, porém o que muitos não sabem é que estas atitudes não são adequadas e podem trazer problemas ao bebê. Por isso , acho bem importante e vale como um alerta para quem ainda vai ser mamãe, ou para quem vai visitar o bebê de alguma amiga.

Se você pretende realizar a visita ao bebê ainda na maternidade, o cuidado deve ser redobrado, pois as primeiras 24 horas do recém-nascido são bem delicadas e exige muito cuidado e qualquer descuido pode causar grandes problemas à saúde do bebê. O bebê e a mamãe precisam estar em um ambiente tranquilo e ambos precisam de muito descanso.

Desta forma, fiz a seguinte listinha abaixo com alertas do que pode e não pode durante a visita:
  • Procure fazer uma visita breve; 
  • Não fale alto, desligue o celular ou coloque na função silenciosa, pois o bebê precisa de um ambiente tranquilo;
  • Evite flashes de máquina pois podem incomodar o bebê ou acordá-lo se estiver dormindo;
  • Não vá do trabalho direto para a visita, pois com certeza você estará cheia de bactérias e o bebê ainda não tem imunidade para se defender;
  • Não fale perto do bebê e evite pegá-lo sem o consentimento dos pais, mas caso você vá segurá-lo, lave bem as mãos e use o álcool em gel (se tiver), além disso, use a fraldinha para que o bebê não tenha contato direto com sua roupa;
  • Não beije, nem toque nas mãos do bebê, os bebês costumam levar as mãozinhas à boca o tempo todo;
  • NÃO usar perfumes fortes, pois realmente incomoda muito, principalmente se você segurar o bebê, o perfume ficará todo nele;
  • Não leve estranhos para a visita;
  • E principalmente, NUNCA visite o bebê se estiver resfriado, ou qualquer outra doença, seja ela qual for.

Lendo assim pode parecer frescura, mas não é. O bebê é um ser indefeso e com baixa imunidade, qualquer descuido pode gerar grandes problemas ao pequeno e muitas dores de cabeça aos papais.

Esta questão da visita é um tanto delicada e varia de mãe para mãe, pois muitas adoram receber visitas e estar rodeada de parentes e amigos, já outras preferem se isolar e estabelecer um período para visitas. Tem mães que preferem ainda receber as visitas na maternidade, pois desta forma a visita tende a ser rápida e não podem ficar uma aglomeração de pessoas no quarto do hospital. Além disso, se a visita demorar você pode combinar com a enfermeira para solicitar que as pessoas se retirem quando você der o sinal.

Quando as visitas ocorrem em casa, o ideal é que a mamãe diga aos amigos o melhor dia e horário, estabelecendo hora para o inicio e fim da visita, pois sabemos que tanto a mãe como o bebê precisam de descanso. Além disso, ambos estão se adaptando à nova rotina, o bebê não possui horário certo para dormir e a mamãe está sempre muito cansada. E visitas demoradas podem atrapalhar o sono do bebê, a hora do banho ou a mamada, causando mais cansaço para a mamãe depois.

Como mãe de primeira viagem eu sugiro que antes de fazer a visita, pergunte ao pais do bebê onde e quando eles preferem receber a visita e também o horário. A priori eu pedi que a pessoas fossem na maternidade pois como falei anteriormente, as visitas eram breves e eu também não me senti tanto na obrigação de ‘fazer sala’ pois ainda estava me recuperando do parto. Depois disso, o ideal é receber com pelo menos quinze dias após o parto devido à recuperação da mãe e adaptação à nova rotina.

Toda mãe deve ter uma historinha de algum momento delicado durante a visita ao filho, pode perguntar, sempre tem!! Se você tem alguma sugestão a acrescentar ou alguma história para compartilhar, conte para nós!

Abraços!

Quem contribuiu com esse texto foi:


Adrilúcia Gonçalves, 30 anos, casada
Analista de Sistemas
Contato: goncalves.adrilucia@gmail.com









3 comentários:

  1. É isso mesmo. E digo mais, os médicos recomendam não beijar o bebe em lugar nenhum, pois na boca tem muitas bactérias e a pele do bebe ainda não está preparada para isso.

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer que qd a mulher for amamentar, é bom sair.. Afinal, ngm gosta que td mundo fique olhando esse momento tao intimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo viu Rhebecca eu vou ser dessas que não gosto... mas tem umas mulheres que quando viram mães viram naturalistas kkkkkkkkk!!! Bem vinda ao blog e volte sempre ;) também espero suas contribuições!

      Excluir

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...