Cuidados nas visitas ao bebê
Um assunto muito importante que não posso deixar de abordar aqui no blog é sobre as visitas ao recém-nascido. Sabemos que o bebê é muito fofinho e é difícil resistir a um abraço, um beijinho, um aperto na bochecha, porém o que muitos não sabem é que estas atitudes não são adequadas e podem trazer problemas ao bebê. Por isso , acho bem importante e vale como um alerta para quem ainda vai ser mamãe, ou para quem vai visitar o bebê de alguma amiga.
Se você pretende realizar a visita ao bebê ainda na maternidade, o cuidado deve ser redobrado, pois as primeiras 24 horas do recém-nascido são bem delicadas e exige muito cuidado e qualquer descuido pode causar grandes problemas à saúde do bebê. O bebê e a mamãe precisam estar em um ambiente tranquilo e ambos precisam de muito descanso.
Desta forma, fiz a seguinte listinha abaixo com alertas do que pode e não pode durante a visita:
- Procure fazer uma visita breve;
- Não fale alto, desligue o celular ou coloque na função silenciosa, pois o bebê precisa de um ambiente tranquilo;
- Evite flashes de máquina pois podem incomodar o bebê ou acordá-lo se estiver dormindo;
- Não vá do trabalho direto para a visita, pois com certeza você estará cheia de bactérias e o bebê ainda não tem imunidade para se defender;
- Não fale perto do bebê e evite pegá-lo sem o consentimento dos pais, mas caso você vá segurá-lo, lave bem as mãos e use o álcool em gel (se tiver), além disso, use a fraldinha para que o bebê não tenha contato direto com sua roupa;
- Não beije, nem toque nas mãos do bebê, os bebês costumam levar as mãozinhas à boca o tempo todo;
- NÃO usar perfumes fortes, pois realmente incomoda muito, principalmente se você segurar o bebê, o perfume ficará todo nele;
- Não leve estranhos para a visita;
- E principalmente, NUNCA visite o bebê se estiver resfriado, ou qualquer outra doença, seja ela qual for.
Lendo assim pode parecer frescura, mas não é. O bebê é um ser indefeso e com baixa imunidade, qualquer descuido pode gerar grandes problemas ao pequeno e muitas dores de cabeça aos papais.
Esta questão da visita é um tanto delicada e varia de mãe para mãe, pois muitas adoram receber visitas e estar rodeada de parentes e amigos, já outras preferem se isolar e estabelecer um período para visitas. Tem mães que preferem ainda receber as visitas na maternidade, pois desta forma a visita tende a ser rápida e não podem ficar uma aglomeração de pessoas no quarto do hospital. Além disso, se a visita demorar você pode combinar com a enfermeira para solicitar que as pessoas se retirem quando você der o sinal.
Quando as visitas ocorrem em casa, o ideal é que a mamãe diga aos amigos o melhor dia e horário, estabelecendo hora para o inicio e fim da visita, pois sabemos que tanto a mãe como o bebê precisam de descanso. Além disso, ambos estão se adaptando à nova rotina, o bebê não possui horário certo para dormir e a mamãe está sempre muito cansada. E visitas demoradas podem atrapalhar o sono do bebê, a hora do banho ou a mamada, causando mais cansaço para a mamãe depois.
Como mãe de primeira viagem eu sugiro que antes de fazer a visita, pergunte ao pais do bebê onde e quando eles preferem receber a visita e também o horário. A priori eu pedi que a pessoas fossem na maternidade pois como falei anteriormente, as visitas eram breves e eu também não me senti tanto na obrigação de ‘fazer sala’ pois ainda estava me recuperando do parto. Depois disso, o ideal é receber com pelo menos quinze dias após o parto devido à recuperação da mãe e adaptação à nova rotina.
Toda mãe deve ter uma historinha de algum momento delicado durante a visita ao filho, pode perguntar, sempre tem!! Se você tem alguma sugestão a acrescentar ou alguma história para compartilhar, conte para nós!
Abraços!
Quem contribuiu com esse texto foi:
Adrilúcia Gonçalves, 30 anos, casada
Analista de Sistemas
Contato: goncalves.adrilucia@gmail.com
É isso mesmo. E digo mais, os médicos recomendam não beijar o bebe em lugar nenhum, pois na boca tem muitas bactérias e a pele do bebe ainda não está preparada para isso.
ResponderExcluirFaltou dizer que qd a mulher for amamentar, é bom sair.. Afinal, ngm gosta que td mundo fique olhando esse momento tao intimo
ResponderExcluirÉ mesmo viu Rhebecca eu vou ser dessas que não gosto... mas tem umas mulheres que quando viram mães viram naturalistas kkkkkkkkk!!! Bem vinda ao blog e volte sempre ;) também espero suas contribuições!
Excluir