Nora & Sogra


A grande maioria de nós mulheres tem alguns atributos que se manifestam bastante depois que casamos. Somos criteriosas, críticas, perfeccionistas, detalhistas, observadoras. São atribuições preciosas. Sabemos decorar uma casa, escolher uma roupa que case bem com nosso estilo, pintar as unhas da cor certa, fazer uma comida gostosa, enfim. É também através desses atributos que conseguimos reconhecer aquele homem que será o amor de nossa vida, o pai de nossos filhos rsrs. 

A fase do namoro é uma delícia, somos tão exculsivos um do outro... e então, um dia, depois de perceber que não da mais pra viver sem ele, vocês decidem casar. Aí você se da conta que existe outra mulher na vida dele com todos aqueles preciosos atributos de uma boa mulher: perccionista, observadora, crítica, detalhista, etc. Quem? A mãe dele, ou seja, sua futura sogra. E aí é que muitas mulheres entram em uma jornada de disputa e brigas desnecessárias.



Casar implica em tirar um filho de casa, tirar da convivência diária com a mãe, a pessoa que o criou com todo carinho. É natural que ela passe a nos observar criteriosamente. É preciso maturidade e equilíbrio pra nora e sogra compreenderem que não precisam disputar o amor do filho.

As histórias de sofrimentos entre noras e sogras são muitas. Essas fotos do post são do filme "A Sogra" que recomendo pois é muito divertido e mostra realidades que existem por aí. Mas pra sermos mulheres divinas não basta estarmos lindas por fora. O nosso coração tem que estar em paz e tranquilo com todos os nossos relacionamentos, inclusive o relacionamento sogra e nora. Por isso, vou lhe dar algumas dicas pra se dar bem com sua sogra:

1. Desarme-se. Primeira coisa, você não entrou em uma guerra. Você casou, sua sogra é como sua segunda mãe, faz parte de sua família agora;
2. Nunca diga "eu não consigo". Nosso dever é respeitá-las, amá-las. Isso não é loucura. Você consegue e pode;
3. Perdoe e releve coisas que ela falar que não lhe agradam; (Jesus ensina a perdoar 70x7 vezes por dia!)
4. Observe as coisas boas. É impossível uma pessoa só ter defeitos. Observe e aprenda coisas boas com sua sogra;
5. Elogie, demonstre interesse pelos assuntos que ela gosta. O tanto que rejeitarmos uma pessoa seremos rejeitadas também, da mesma forma o tanto que valorizamos, seremos valorizadas.
6. Evite bater de frente. Se ela der opiniões contrárias as suas não rebata.
7. Não crie intriga entre seu marido e sua sogra;
8. Não se afaste da casa de seus sogros, é importante que o vínculo afetivo se mantenha;
9. Procure agradar, presentes, elogios, carinhos, agrados... não seja falsa mas saiba que sua obrigação é tratá-la bem, afinal ela gerou e educou o amor de sua vida!
10. Se a coisa ta difícil, ore, peça a Deus sabedoria e paciência. Ele vai te ajudar.

Graças a Deus eu convivo bem com a minha sogrinha. Somos diferentes em muitas coisas e parecidas em outras. Nesse mais de um ano de casada aprendi muitas coisas boas sobre o relacionamento nora & sogra! O amor é a base, é o caminho da felicidade em todos os relacionamentos.  E vocês, tudo tranquilo com vocês e suas sogras?

Beijos meninas

Ruth Praxedes de Paiva Veras
Casada, 26 anos
Analista de Sistemas
contato: ruthpraxedes@gmail.com


Comentários

  1. Adorei a postagem :D
    Não sou casada mas a mãe de meu Namorado é um Amor, uma Mulher exemplar!
    Mas sabemos que nem sempre é assim, infelizmente, suas dicas são divinamente valiosas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom os conselhos... Deus abencoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente aqui!

Postagens mais visitadas