Por que certas partes da nossa pele escurecem?


MD: Dra. Luciana, eu queria saber porque certas partes da pele como cotovelos, joelhos, axilas e virilhas ficam escuras e como tratar?

Joelhos, cotovelos, axilas e virilhas são áreas normalmente submetidas a agressões, sejam de natureza mecânica (por exemplo, o apoio nos cotovelos, o "roçar" das coxas em pessoas com as pernas mais grossas, o ato frequente da depilação), seja  por contato com substâncias químicas potencialmente causadoras de alergias (desodorantes, ceras depilatórias), entre outras.

Em pessoas mais morenas, ou seja, com mais pigmento na pele, a possibilidade de apresentar manchas ao longo da vida é ainda maior. O tratamento dessas hipercromias, que é o nome científico para esse escurecimento, passa pela identificação e , de preferência, exclusão dos fatores agravantes.

O médico também pode lançar mão de diversas substâncias clareadoras encontradas em cremes já prontos ou em fórmulas manipuladas, sempre lembrando a peculiaridade de cada local , por exemplo, a pele das axilas e virilhas é mais fina e frágil do que a dos joelhos e, logo, um creme bom para os joelhos pode ser forte demais para as primeiras. O médico saberá escolher a melhor opção.

MD: É verdade que vitamina C comprada em farmácias de manipulação ajudam a clarear?
Em relação à vitamina C é, sim, verdade, ela pode ser útil como opção de tratamento, caso usada na forma e concentração adequadas. Deve-se ter cuidado com o uso de substâncias sem o conhecimento médico, pois podem irritar a pele, causando inflamação e piorando ainda mais as manchas, além do que algumas substâncias, ainda que naturais, como o limão, por exemplo, podem escurecer a pele quando expostas ao sol.

Dra. Luciana Monteiro Marques, 32 anos, médica dermatologista.

Comentários

Postagens mais visitadas