segunda-feira, 4 de março de 2013

Mês das Mulheres!

Hoje, dizer que mulher pode votar, usar calça comprida, trabalhar fora de casa e estudar parece estranho já que é algo natural e óbvio. "Como assim pode? Por que não poderia?" Talvez algumas de nós nem se ligue nisso, mas muitas das coisas que nós mulheres fazemos hoje foi proibido no passado e essas coisas foram conquistadas com muito esforço e luta. O mês de março é um mês que homenageia as mulheres e todas as lutas e conquistas alcançadas.



As conquistas femininas no Brasil tem muito a ver com uma mulher potiguar (nascida aqui no meu estado, Rio Grande do Norte). Seu nome de batismo era Dionísia Gonçalves Pinto, mas desde a primeira publicação adotou o pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia Floresta era filha de um postugues com uma brasileira, e nasceu em 12 de outubro de 1810, no Sítio Floresta, em Papari (RN) que hoje se tornou o município de Nísia Floresta. Ela é considerada a primeira feminista brasileira.


Nísia Publicou o primeiro livro: Direitos das mulheres e injustiça dos homens. O pseudônimo escolhido revela sua personalidade e opções existenciais: Nísia, diminutivo de Dionísia; Floresta, para lembrar o sítio Floresta; Brasileira, para afirmar o sentimento nativista; e, Augusta, uma provável homenagem a Manuel Augusto, seu companheiro.


A atual novela das 6 da globo, Lado a Lado, trata de questões de preconceito feminino e da luta da mulher pela conquista de seus direitos. Esse mês quero trazer pra nós matérias sobre conquistas feminas. Eu não sou feminista porque não apoio certos radicalismos, mas sem dúvida foi necessária a mobilização de mulheres pra conquistarmos direito que são básicos nossos. Esses dias vou trazer algumas curiosidades sobre as conquistas das mulheres no Brasil.

1. Quando as mulheres começaram a usar calça comprida?
2. Quando as mulheres puderam votar?
3. Quando as mulheres puderam trabalhar fora?
4. Quando as mulheres puderam estudar?
5. Quando as mulheres puderam decidir com quem casar?
6. Quando as mulheres puderam dirigir?
7. Quando as mulheres puderam ocupar postos antes excluisvamente masculinos?
8. Quais países ainda discriminam mulheres?

Se você quiser saber mais algum tema sobre as conquistas femininas me diz que eu vou pesquisar pra você.

Beijos,

Fiquem com Deus

Um comentário:

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...