quarta-feira, 6 de março de 2013

Quando a calça passou a ser uma peça do vestuário feminino?

Eu queria fazer essa pergunta em relação ao Brasil, mas não tem muito como pesquisar isso isolado da história do ocidente e europa, onde os homens usavam predominantemente calças e as mulheres saias ou vestidos. Foi só no século XX que a gente passou a vestir calça comprida.

Foi um designer francês, Paul Poiret, que criou o primeiro modelo de calça feminina em 1909. Esse mesmo eliminou o espartilho de nossas vidas. Mas as calças mesmo só pegaram na segunda guerra, quando as mulheres precisaram sair de casa pra trabalhar enquanto os maridos estavam na guerra, e vestiam as calças de seus maridos e outras calças pra trabalhar, geralmente bem largas e cigarret.


uma coisa assim meio aladim...
Uma das primeiras calças femininas que surgiram foram as de modelo boudoir por volta de 1920. A estilista Coco Chanel foi uma das primeiras a usar a calça. Com um modelo largo, solto no corpo e modelagem confortável, Chanel deu início para a popularização das calças femininas. Muitas atrizes norte-americanas começaram a usar calças em filmes nos anos 50. No filme Sabrina (1954), por exemplo, Audrey Hepburn (1929-1993) esbanjou charme e feminilidade em uma calça Capri justa.

Audrey Hepburn
 Por volta dos anos 60, com a chegada da era do entretenimento e contracultura, os jovens quiseram exercer o poder de decisão também na hora de se vestir. As criações de André Courrèges (1923) surgiram como um delicioso convite. Em 1965, ele lançou uma coleção que incluiu, de uma vez por todas, as calças como item fundamental no closet feminino. Nessa década, as calças de couro e cintura baixa entraram em cena e ganharam o posto de queridinhas entre as mulheres.



Foi entre os anos 50 e 60 que surgiram os mais variados estilos de calças. Nas escolas mais tradicionais a saia fazia parte do uniforme feminino. Minha mãe era estudante colegial quando os uniformes passaram a incluir calças. Quando a gente assiste algumas novelas antigas observa aquelas fardas femininas com sainha, a coisa mais fofa. Mas na hora dos esportes não devia ser nada interessante. Eu mesma estudei numa tradicional escola feminina aqui de Natal onde o uniforme é até hoje vestido branco até a oitava série. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas. Veja aqui algumas fotos de uniformes pra você dar graças a dios por não ter nascido nessa época: Uniformes femininos antigos.



 Aqui você pode ver os diferentes estilos de calças que temos hoje: Estilos de calças!

Eu adoro calça, especialmente jeans pra o dia-a-dia.

Beijos divina,

Fica com Deus!

fontes: http://modaspot.abril.com.br/cultura-fashion/cultura-historia/cultura-historia-pecas/a-historia-das-calcas-femininas-do-estilo-boudoir-aos-dias-atuais; http://www.brasilescola.com/volta-as-aulas/uniforme-escolar.htm
http://modanapassarela.com.br/2012/03/a-historia-das-calcas-femininas/
http://modaspot.abril.com.br/cultura-fashion/cultura-historia/cultura-historia-pecas/a-historia-das-calcas-femininas-do-estilo-boudoir-aos-dias-atuais?page=2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_vestindo_cal%C3%A7as
http://www.serumalady.com/2010/05/historia-da-moda-calca-feminina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...