O perigo do estresse!

Olá queridas!

Semanas atrás assisti um vídeo da National Geographic em um curso de inglês que estou fazendo. Esse vídeo me chamou a atenção pois é um tema bem atual: Estresse (stress).

Sabe, eu não bebo nem fumo. Fumar e beber são coisas bastante prejudiciais à saúde. Mas a falta de exercícios físicos também pode ser tão perigosa quanto um desses hábitos maléficos. O sedentarismo somado ao estresse do dia-a-dia pode ser letal. Abaixo transcrevi e adaptei parte do texto do vídeo.

O vídeo mostra uma mulher que trabalha e é mãe de um lindo bebesinho. Ela será avaliada por especialistas em estresse. Ela é avaliada enquanto corre em uma esteira (estresse físico) e enquanto é submetida a testes de raciocínio (estresse mental). Veja só:

=============================================



 "Seis horas da manhã e o estresse do dia a dia começa. Família, trabalho, casa,  tudo de novo... Esse tipo de estresse nos da, na verdade, energia pra passar o dia. Mas, fazer isso dia após dia, pode causar dano ao nosso corpo.

Para descobrir o que todo esse estresse está fazendo ao corpo, vamos ao laboratório Neuro-Endrocrinology na Universidade Estadual do Arizona. Dra. Kathy Matt e seu time de pesquisadores estão tentando descobrir o que o estresse faz aos nossos corpos.

 "Estresse, bom ou ruim, não é simplesmente psicológico. É fisiológico também." Seu corpo produz substâncias químicas, chamadas hormônios, quando você sente estresse. "Nestas amostras, nós estamos medindo cortisol, que é um hormônio do estresse". Os hormônios que o seu corpo produz  dão a você energia para que você possa administrar o estresse.

Dra. Matt explica que existem dois tipos de estresse. Estresse físico, como corrida e estresse mental, como muito trabalho. No estresse físico, seu corpo queima os hormônios. No estresse mental, seu corpo não queima todos os hormônios.

Os efeitos do estresse físico no corpo são fáceis de medir. A medida que se aumenta a velocidade da corrida assim a frequência cardíaca e respiratória aumenta. Os hormônios no sangue sobem cada vez mais. Quando você está sob estresse mental por longo prazo, seu corpo produz hormônios todo o tempo mas não queima o combustível extra e isso causa toda sorte de problemas.

Se há muito hormônio no sangue você pode ter problemas nos ossos. Outros estudos mostram que estresse a longo prazo pode levar a diabetes, doenças do coração e doenças neurológicas. Se você faz muito exercício físico irá queimar os hormônios e você não terá tantos problemas do estresse mental.

Lembre-se, nem todo estresse é mal. De vez em quando nós precisamos de uma boa dose desses hormônios pra nos ajudar a chegar ao fim do dia.
=============================================

O exercício físico só tem vantagens pra nós, não é mesmo?

Semana começando, é bom aproveitar pra voltar a fazer exercício! Bora?

Beijos,

Fiquem com Deus!

Comentários

Postar um comentário

Comente aqui!

Postagens mais visitadas