segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Novela Amor à vida - Amor à vida???

Paulinha e Paloma
Fazia muito tempo que eu não parava pra assistir qualquer novela. Acho que a última novela que assisti inteira foi o Cravo e a Rosa (e não foi no vale a pena ver de novo). A rotina de trabalho de dia e faculdade a noite, desde 2004, não me permitia ver nem jornal nem novela.

Félix 
Esse semestre, deixei algumas coisas de lado e passo mais tempo em casa a noite. Assisti algumas vezes amor a vida. Mas por que escrever sobre essa novela? Bom, não é novidade que as novelas sempre giram em torno dos mesmos temas: romance, traição, dinheiro, mentiras e surpresas. Porém, essa novela tem me surpreendido. Será mesmo que nossa sociedade tem a cara que essa novela passa?

Até agora eu não entendi o que o título tem a ver com a novela porque o maior amor que as estórias escritas passam não é a vida. O maior amor presente nessa novela é ao DINHEIRO. A família principal é toda desestruturada, criada em cima de muitas mentiras, traição e ganância!!!:
  • É o filho (Félix) de olho no dinheiro do pai (Cézar);
  • A secretária de olho no dinheiro do patrão; 
  • Pessoas se vendendo em troco de cargos altos; 
  • A mulher pobre que vende cachorro quente (Tête) de olho em um genro rico;
  • O casal golpista (Tales e Leila) de olho no dinheiro de uma menina rica; 
  • O ex (ninho) de olho na herança da ex-namorada (Paloma);
  • A mãe que ensina a filha a aceitar traição em troca de dinheiro e luxo;
Outra coisa que percebi é que ninguém é honesto:
  • O pai (Cezar) traiu a esposa a vida inteira; 
  • O filho (Félix), nem se fala, traiu a mulher, roubou o pai e sempre busca um jeito de levar vantagem sobre alguém. É o maior mentiroso da novela. 
  • A moça pobre (Valdirene) vivia correndo atrás de homem rico pra satisfazer a ganancia da mãe (Tête);
  • Até o mocinho da história (Bruno), mentiu. Registrou uma criança que não era dele como se fosse a dele. 
  • A mulher traiu o amigo a quem se ofereceu pra ser barriga de aluguel;
  • A advogada ensina os clientes a mentir em troca de dinheiro;
  • Os personagens que mentem descaradamente pra se favorecer;
Se a nossa sociedade está sendo retratada nessa novela eu fico assombrada. Os valores são miseráveis, mesquinhos e podres. O dinheiro é tratado como um Rei a quem todos se dobram, e para tê-lo cometem tantas coisas absurdas.

A Globo é um das melhores emissoras em termos de qualidade de som e imagem, qualidade de equipe e profissionais mas muitas vezes eu vejo que ela usa esse potencial pra manipular a ideias da grande massa da população. Em uma música de Gabriel pensador tem um trecho onde ele cantar:

A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Eu sei que não há dinheiro no mundo que pague um coração em paz. E não há como ter paz plantando tantas coisas ruins. Espero que eu e você não sejamos contaminados por esse comportamento e sentimento de ganancia que é retratado de forma tão natural e comum. É bem verdade que em nossa sociedade vemos pessoas luxando. Por dinheiro pessoas se vendem, políticos se corrompem, mas não só os políticos, pessoas "normais" também.

Talvez você nunca tenha lido a Bíblia ou nem acredite nela mas a Bíblia tem muitos ensinamentos belos e entre eles tem um que o discípulo Timóteo escreveu, leia comigo:
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
1 Timóteo 6:7-11

Por amar as riquezas muitos se corrompem.

Amor a vida? Ou amor ao mundo e suas corrupções:

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 João 2:15-17


Então, Mulher Divina, mulher de Deus, se afaste de pessoas que só pensam em dinheiro e fazem de tudo por ele. Ter condições é muito bom. Mas com certeza se uma pessoa só fala nisso, só pensa nisso, tem algo errado com ela e é bom ter cuidado.

Beijos,

Fique com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...