De volta ao trabalho - Planejando 2014

Oi divina!

Estou de volta... agora é pra valer! Depois de 20 dias "off", estou pronta pra encarar 2014!

Touros - RN no fim da tarde. Finzinho das férias...


Para algumas pessoas a palavra Planejamento pode parecer chata. Mas planejar pode ser muito divertido e, além disso, ajuda você a se organizar e ficar menos estressado, pode acreditar!

Li num site que o planejamento é pensar antes de agir, e prever o futuro pra que ele saia da maneira como desejamos. Achei muito completa essa reflexão sobre o planejamento.

Antes de viajar, eu sempre planejo as coisas pra que tudo corra bem: juntar dinheiro pra levar, fazer um roteiro de lugares e restaurantes pra conhecer, levar as roupas certas de acordo com a programação e clima do local.

Quando você planeja tudo tende a dar certo. Podem acontecer imprevistos, mas se o planejamento for bem feito, eles não vão te atrapalhar muito.

Para me ajudar no meu planejamento do ano, eu faço todo ano uma lista de metas usando um editor de textos. A lista é divida em 3 partes: Metas, Compras e Questões a resolver. Todas são metas, mas pra organizar melhor divido assim.
  1. Metas: Alvos que desejo alcançar. Por exemplo: Concluir curso de inglês, emagrecer 8 kg, começar pós-graduação, etc.
  2. Compras: Coisas que preciso comprar e que por terem algumas vezes um valor maior ou por não fazerem parte das compras triviais do mês, precisam de planejamento. Exemplo: Máquina de lavar, filmadora, etc.
  3. Questões a resolver: Tirar passaporte e visto pra viajar, fazer check-up, terminar tratamento odontológico.
É interessante que cada meta tenha um prazo de realização, mesmo que você não consiga cumprir a risca. Tendo uma data estipulada você consegue visualizar melhor como e quando cumprir. 

Ter metas de compras ajuda no planejamento financeiro. Você consegue visualizar o que deve priorizar em lugar de sair gastando o dinheiro aleatoriamente. Na parte de compras eu gosto de escrever tudo que penso em comprar, mesmo que sejam coisas pequenas como por exemplo: uma vaso para a varanda. Porque assim fica mais fácil não esquecer.

Dentre os meus planos para este ano está aprimorar o blog. Conto com a ajuda de vocês!

Um beijão!

Fiquem com Deus

Comentários

Postagens mais visitadas