quarta-feira, 9 de julho de 2014

What?! Como eu aprendi inglês


Olá divina,

Mês passado, eu finalmente concluí o curso de inglês! Não me recordo se já contei aqui como me interessei pelo inglês. Hoje, eu adoro inglês mas a minha história com inglês nem sempre foi boa. Eu não me dava nada bem com a língua até ter que aprender "a força" quando entrei na faculdade de Desenvolvimento de Sistemas.

Na época que entrei na faculdade, 80% ou mais do conteúdo do curso era em inglês, então comecei a traduzir diversos textos e músicas pra aumentar o meu vocabulário. As traduções despertaram meu interesse em aprender a língua e entrar num curso de inglês. Eu gostei dos dois cursos que fiz, tanto o da FUNCERN quanto o Influx, onde me formei. O Influx tem uma metodologia diferente, lá não há foco em gramática e sim em expressões idiomática. Lá eu já entrei no nível 4 e foi bem interessante.

Algumas coisas que ajudam a aprender inglês:

1. Vontade e Interesse:

Não basta você querer aprender. Querer é apenas o primeiro passo. Você precisa se interessar em compreender o idioma, com o interesse você vai atrás, se esforça;

2. Não se limitar ao curso de inglês:

Entrar num curso de inglês é ótimo mas eu procuro outras maneiras de estar em contato com o idioma. Desde 2004 eu estudo, é algo constante. Eu acompanho blogs em inglês, eu participo de grupos que estudam inglês, acompanho canais do Youtube que ajudam a aprender inglês, traduzo textos, músicas, assisto seriados em inglês.

3. Tenha contato com o idioma toda semana:

A coisa mais fácil do mundo é esquecer um idioma que você não convive diariamente. Então, mesmo que você tenha concluído um curso de inglês, você precisa se manter em contato com o idioma. Pelo menos três vezes por semana eu procuro ler e ouvir alguma coisa em inglês pra manter minha memória sempre fresca.

4. Ter um vocabulário grande é importante, mas cuidado!

Uma coisa interessante é que os iniciantes no idioma pensam que basta você saber as palavras pra sair falando, simplesmente traduzindo uma frase na mesma ordem que ela é falada em português. Isso não funciona. O inglês tem o modo certo de falar as coisas, por isso é necessário interesse e estudo.

Um exemplo simples de como as coisas são ditas diferentes em inglês. Eu posso dizer algo como: Meu marido está usando calça azul e blusa preta. A cor das roupas em português vem depois do substantivo. Eu não posso falar nessa mesma ordem em inglês: "My husband is wearing pants blue and shirt black" esse forma é a errada, o correto seria dizer "My husband is wearing black pants and blue shirt". Esse é um exemplo básico. Tudo que caracteriza um substantivo vem antes.

5. Conhecer as expressões, phrasal verbs e collocations

Em inglês e em outros idiomas, é comum se utilizar diversas expressões idiomáticas.

6. Tenha um dicionário particular de palavras e expressões:

Eu vi uma professora de inglês que eu acompanho no Youtube dar essa mesma dica. Quando escrevemos tendemos a memorizar mais. Eu criei um dicionário particular onde quando eu ouço/vejo uma palavra ou expressão nova, eu vou lá e adiciono no dicionário. Então, quando vejo novamente uma palavra nova eu primeiro consulto meu dicionário particular e se não tiver nele eu adiciono.

7. Use a internet:

Vou deixar aqui embaixo uma série de recursos virtuais que eu utilizo pra aprender inglês:

English Experts - http://www.englishexperts.com.br/

É um site com vários fóruns e dicas de inglês. Você se cadastra e recebe por e-mail diversas dicas. Os assuntos estão sempre atualizados!

Google Tradutor

Esse sistema tem evoluído a cada dia. Já traz tradução de diversas expressões idiomáticas. Você tem várias opções de tradução, pode escolher a que melhor se adequa ao contexto. Além disso você pode sugerir traduções e enviar a contribuição ao google.

Canais do Youtube

No youtube, você encontra vídeo do mundo inteiro. Você pode encontrar pessoas ensinando inglês e dicas de aprendizado como a Carina Fragoso, até pessoas que falam de coisas que você gosta, como por exemplo o canal da blogueira Camila Coelho que mora nos EUA e tem um canal em inglês. É uma forma de aprender vendo algo que eu gosto.

Carina Fragoso

Camila Coelho

Além disso, existem diversos cursos online, pagos e gratuitos. Veja qual o seu nível e seus objetivos e escolha o que melhor se adéqua a você. Alguma pessoas querem aprender pra fins profissionais, outras pra viajar, outras pra estudar. Existem diversos perfis de cursos, alguns focados em conversação, alguns em vocabulário. O segredo é escolher o que melhor se encaixa com seus objetivos.

Beijos,

Fiquem com Deus!



Um comentário:

  1. Sou loucaa pra fazer um curso de inglês, mas tenho a maior preguiça pq acho que demora muito tempo pra concluir. :(

    ResponderExcluir

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...