Vida Profissional: Tempo x Comodismo

Olá divina,


Depois de um tempo em uma mesma empresa, podemos acabar nos habituando com o ambiente, com os colegas e adquirir costumes bons e ruins. É muito bom quando você trabalha num lugar que sente ser sua segunda casa mas é necessário cuidado pra não confundir as coisas.

Por mais amigável que seja o nosso ambiente de trabalho, ele é o nosso lugar de trabalhar. O nosso foco principal é produzir, render. Depois vem as amizades, os momentos de descontração. O princípio é aquela velha frase "Primeiro a obrigação, depois o lazer". Eu ouvia isso em casa quando queria brincar antes de arrumar o quarto.

Quanto mais tempo em um mesmo emprego mais tendemos a relaxar. Por isso é importante se auto-analisar vez por outra: "Posso fazer melhor o que tenho feito hoje?"; "Com que eu poderia contribuir a mais para o meu trabalho?". E por mais que seja ruim e doloroso, procurar ouvir a opinião e até as críticas de quem está a sua volta.

Outras coisas que considero importantes são:

  1. Chefe é chefe: Sempre respeitar o seu chefe e tratá-lo mais como chefe do que como amigo, por mais legal que ele seja
  2. Ausência precisa de motivo: Se adoecer e/ou não estiver se sentindo bem, procurar levar atestado médico. Tem empresas que isso SEMPRE é exigido. Se não for caso de atestado, não suma simplesmente. SEMPRE justifique sua ausência.
  3. Tudo em excesso faz mal: Faltas demais, descumprimentos de cronograma demais, conversas demais, até trabalho demais,,, tudo demais é muito. Seja moderado.
  4. Bom convívio: Eu gosto de falar o que penso mas nem sempre é bom. O melhor em um ambiente de trabalho é você ter um bom convívio com todos. Evitar discussões e se meter em questões que não lhe competem. Importe-se com o seu trabalho. Seja honesto. Não queira ganhar status denegrindo a imagem de seus colegas.
  5. Paciência: Tem dias que simplesmente não estamos no nosso estado mais pro-ativo. A vontade era estar em casa descansando. Temos que ir trabalhar e muitas vezes nos deparamos com situações que tiram nossa paciência e nosso humor. Nessas horas, respire antes de dar uma resposta chata a alguém ou antes de fazer todo mundo saber que você não estava a fim de trabalhar. Preguiça e má vontade são coisas feias de se notar em um ambiente de trabalho.
Não somos perfeitos. Uma hora ou outra podemos cair em falhas na nossa vida profissional. O problema não é errar, é permanecer no erro.

Um professor meu dizia "Quem obedece nunca erra". O melhor é andar na linha e conhecer a cultura e normas de sua empresa e se enquadrar nelas. Assim você poderá ter boas surpresas, quem sabe até uma promoção ou reconhecimento pelo bom trabalho prestado! É uma sensação maravilhosa quando isso acontece!

Beijos

Boa semana!

Comentários

Postagens mais visitadas