segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Saúde 100%: Por que os doces nos fazem engordar!


Hoje trago um papo saúde com minha amiga e nutricionista Aline Ranilma! Hoje, estando crescidinha e mais consciente das coisas entendo que o nosso corpo não precisa dos açúcares contidos nos doces que ingerimos de monte nesse final de ano (foi ou não foi?).

Resolvi consultar minha amiga e ela trouxe esclarecimentos sobre esse tema. Confere:

Eu: Esse final de ano comemos muito! Entre as guloseimas estavam muitos doces, panetones, chocolates, rabanadas, tortas, muitas coisas cheias de açúcar!!! O nosso corpo precisa desse açúcar?

Aline (Nutricionista): O nosso corpo precisa de açúcar sim! É a principal fonte de energia, mas estes carboidratos "açúcares" que acabamos exagerando no final de ano não são os mais recomendados para nossa saúde. Para entender melhor vou diferenciar. Os carboidratos estão classificados como simples e complexos.

Os simples são mais rápidamente digeridos pelo nosso organismo, é uma fonte de energia imediata, o seu consumo inadequado fará com que o nível de energia corporal diminua, afetando o desenvolvimento muscular e a diminuição na taxa metabólica, causando menor produtividade na redução de peso.

Fonte de açúcar simples: frutas, mel, leite, açúcar de mesa e refinado.

Complexos: são carboidratos de mais lenta absorção, este processo lento na digestão proporciona um fornecimento constante e estável de energia e limita a quantidade de açúcar convertida em gordura.
Fonte de açúcar complexa: vegetais, sementes, batatas, cereais, macaxeira. São ricos em fibras e de baixo valor calórico.
Eu: Então os carboidratos já fornecem todo o açúcar de que necessitamos! O que acontece quando ingerimos além do que o corpo precisa?

Aline (Nutricionista): Cada pessoa tem uma necessidade energética específica, ou seja, de carboidratos que são as principais fontes de energia (frutas, tubérculos, vegetais, proteínas e cereais). O excesso armazena-se sob forma de gordura!

.............

Pense que todo doce que você consome esse ano, e não gasta com atividade física, é excesso de açúcar que você está jogando no corpo e que, além de te engordar, pode sobrecarregar seu pâncreas levando a doenças como diabetes!

Cuidado!

Beijos

Fique com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...