Vida Profissional: Seu currículo é bom? Dicas preciosas de como elaborar um currículo.

Oi divina!


Há alguns dias atrás, uma amiga comentou comigo que estava procurando emprego mas que não sabia se o currículo dela estava bom então eu pedi pra dar uma olhada. O currículo estava ótimo. E o seu, como está?

O currículo é muito importante pra conquistar um emprego pois é sua primeira apresentação para uma empresa e deve conter o melhor de você.

Vou listar um conjunto de dicas para um bom currículo e, a partir delas, você pode aprimorar o seu. Pedi o auxílio da minha amiga Márcia Vieira que é consultora nessa área de desenvolvimento profissional para trazer essas dicas pra você.

Dicas para um Bom Currículo:

Seu currículo precisa despertar o interesse da empresa ao primeiro olhar, e não é só um curriculo cheio de informações que faz isso. Na verdade, é um currículo com as informações corretas que atrai as empresas e um dos segredos é a objetividade.

Dica 1. Um currículo para cada empresa

Márcia disse que um currículo não pode ter um padrão igual para todas as empresas onde você quer entrar. Você precisa adequar os seus dados ao tipo de empresa/cargo que você quer trabalhar, tentando destacar as características e objetivos que mais combinam com a empresa/vaga.

Então cuidado, não saia espalhando o mesmo currículo para todas as empresas, procure conhecer a empresa!

Dica 2. Com foto ou sem foto?

As fotos são válidas sim caso a vaga seja de linha de frente, ou seja, algum cargo onde você terá contato direto com os clientes ou sua pessoa representará a empresa. Use uma foto que combine com a sua personalidade, cuidado com fotos sérias demais, não vá utilizar uma foto 3x4 ou de baixa qualidade. Márcia também advertiu para o tipo de roupa na foto, uma roupa que também combine com a empresa.

Dica 3. Informações de contato

Sempre coloque e-mail e telefone. Cuidado com e-mails engraçadinhos: gatinha2004, eusouocara. Tenha um e-mail mais profissional, mais sóbrio, seu nome e sobrenome.

Dica 4. Habilidades

Não esqueça de ter uma seção de habilidades onde você coloque habilidades que você tem que podem ser úteis para a empresa.

Por exemplo:

- Facilidade de comunicação (falar em público);
- Conhecimento avançado em Word, Power Point, Excel;
- Inglês Avançado
- Facilidade no uso de computadores;

Nessa seção de habilidades você pode informar até coisas como: disposição para aprender novos assuntos, facilidade para realizar trabalhos em equipe e que tem bom desempenho quando sob pressão. Cuidado. Coloque apenas o que for verdadeiro para depois não ter problemas. Cuidado para não gerar expectativas que não poderá corresponder. Nunca se elogie excessivamente.

Dica 5. Cuidado com as Redes Sociais:

Hoje muitas empresas observam o comportamento das pessoas nas redes sociais antes de contratar, e pra colaborar na avaliação do currículo. A dica de Márcia é: Use as redes sociais ao seu favor.

Cuidado com piadinhas que remetam a preguiça, ou excesso de postagens que demonstrem que você não tem outra ocupação senão passar o dia inteiro na internet.

Dica 6. Objetivos profissionais:

Procure conhecer cada empresa para onde você vai submeter o currículo e descreva seus objetivos profissionais se adequando a forma de trabalho da empresa.

Por exemplo: Uma empresa de Cursos de Informática;

Objetivos profissionais: Atuar na área de informática através da ministração de cursos, treinamentos e orientação a alunos;

Dica 7. Atividades Desempenhadas

Ao descrever suas experiências profissionais, Márcia nos lembra algo muito importante: sempre devemos detalhar as atividades desempenhadas nas funções que exercemos. A empresa precisa saber com que tipo de atividade você já trabalhou e tem domínio/experiência. Às vezes você pode submeter o currículo pra uma vaga que já foi ocupada mas na análise de suas experiências e atividades desempenhadas, você ser aproveitada em outra função.

Dica 8. Currículo Lattes

Se sua intenção é fazer uma especialização, mestrado, tenha uma conta na Plataforma Lattes e atualize com sua formação e todos os trabalhos e publicações que você já publicou ou participou. O lattes é pré-requisito em algumas seleções.


Com essas dicas você terá um ótimo currículo!


Se você quiser um modelo de currículo eu posso mandar pra você, mande um e-mail pra mim ruthpraxedes@gmail.com que eu retorno com o modelo pra você personalizar com suas informações.


Fique com Deus!

Boa semana

Comentários

Postagens mais visitadas