quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Malhar na Hora do Almoço: Vantagens e Desvantagens

Esse mês de setembro consegui cumprir uma meta que gostaria de ter começado em janeiro, mas, antes tarde do que nunca. Esse mês está uma loucura, mal consegui escrever aqui, nem eu nem minha amiga Fê que também trabalha e estuda comigo e é colaboradora do blog.

A atitude que tomei, que foi uma experiência esse mês de setembro, foi: Malhar na hora do almoço.

Alguns registros desse primeiro mês de malhação na hora do almoço
As vezes nós reclamamos que as coisas não mudam, mas quem não muda na verdade somos nós. Meu horário de trabalho hoje é bem puxado e sobram poucas horas pra cuidar de mim. O intervalo do almoço sempre foi sagrado como um horário para almoçar e tirar um cochilo antes de voltar ao trabalho.

A noite estudo alguns dias da semana e nesses dias simplesmente não dava pra ir pra academia. Minhas colegas de trabalho estavam fazendo exercício na hora do almoço e eu rejeitei por muito muito tempo essa ideia. "Abrir mão do cochilo pós almoço? Não, não, não".

Mas aquela ideia não parava de passar pela minha cabeça: A hora do almoço são duas horas "livres" que tenho. Todas as minhas colegas malham neste horário, por que eu não? Minha nutricionista recomendou e até a minha querida pastora Letícia Dias me recomendou "Rutília, vai na hora do almoço, você vai ver que vai ser um romper na sua vida!"

Então, conversei com meu esposo e carreguei ele comigo e no início do mês nos matriculamos novamente na academia, depois de mais de ano parados.

Eu estou surpresa com o que aconteceu. Eu achava que ia ser muito ruim esse horário, mas ao contrário do que imaginei, gostei muito. Me sinto com sono sim, mas sempre me senti assim mesmo antes de malhar. Mas fisicamente estou me sentindo melhor. Mais disposta, menos ofegante ao subir escadas e afins. E estou dormindo melhor a noite! Estou tendo um sono mais completo.

Listo aqui abaixo algumas vantagens e desvantagens de malhar nesse horário em minha humilde opinião pessoal:

Vantagens:

1. Fazer uma atividade física em meio ao pique do dia

A noite é um momento mais de parar e descansar do trabalho do dia. Quando malhamos de dia a malhação vira parte da rotina diária e a noite é melhor aproveitada pra descanso.

2. Sono melhor

Eu cultivei minha vida toda o hábito de dormir tarde. Isso me prejudicou no trabalho gerando em mim dificuldade de acordar cedo e falta de sono na hora correta de dormir.

Notei que depois que aboli o cochilo pós-almoço e substitui pela academia, tenho dormido mais rápido e melhor. Meu sono a noite aumentou.

3. Banho depois do treino

Tudo bem, eu não tenho tirado mais aquele soninho restaurador. Mas o banho depois do treino me deixa perfumada pra voltar ao trabalho e também me deixa mais disposta.

4. Preço das mensalidades

Geralmente as academias estão mais vazias nesse horário de almoço, então a maior parte das academias oferecem preços promocionais em horário de almoço. Porém, se você adere à promoção só poderá frequentar a academia nesse exato horário, o que é um pouco inflexível.

Desvantagens

1. Tempo de treino

Horário de almoço é corrido. Tenho malhado no máximo 50 minutos. O tempo precisa ser dividido em transito até a academia, tempo pra malhar, almoçar, tomar banho e voltar ao trabalho. É bem corrido. Isso faz com que alguns dias eu não consiga completar a série de exercícios. Mas  creio que ainda é bem melhor do que estar parada.

2. Imprevistos

Nem sempre podemos sair do trabalho ao meio dia, acabamos nos estendendo e isso também nos faz perder o horário de malhar. Algumas vezes não fui devido a ter que atender compromissos e me estender no trabalho. E se a academia não é próxima ao trabalho ou não fica em meio ao seu percurso, pior ainda. O melhor é que a academia seja próxima, assim você perderá menos tempo.

3. Mudança de rotina

Malhar já é em si uma mudança de rotina, mas para mim ainda mais porque agora todos os dias antes de sair de casa tenho que preparar a "Mala da academia" que inclui roupa de malhar, tênis, meias e itens de higiene pessoal para o banho. Também tem que preparar o lanche pré-treino porque não da pra malhar de estômago vazio.

Devido a esses prós e contras, eu vou experimentar alternar a malhação em horário de almoço com à noite, na saída do expediente às 18h. Assim terei mais opções de horários para me exercitar.

A conclusão dessa história é que sempre haverá uma alternativa para se exercitar, basta que isso seja prioridade pra nós. Atividade física deve fazer parte da nossa rotina, pelo menos 3 vezes na semana, e tem que ser algo constante, é questão de vida, questão de saúde! Uma médica dizia pra mim que tinha que ser como escovar os dentes, algo que fazemos todo dia.

Bora malhar!

Beijos


Fique com Deus

Um comentário:

  1. Dá dicas de lanche pré-treino para quem malha nesse horário.

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