Cronograma Capilar - Cuidados com os cabelos



Olá Divina,

"O cabelo é a moldura do rosto" é uma frase que sempre ouvi da minha mãe e como nosso rosto é nosso cartão de visita, precisamos manter o conjunto em ordem, concordam?

Hoje quero falar sobre cabelos. Os meus são ondulados, o Tipo 2B, com luzes/mechas, os fios são finos e estão danificados pela química. Por estarem fragilizados pelos processos de luzes/mechas, os fios ficam sem forma, ásperos, com pontas duplas e sem brilho. Para completar, fazia muito uso de chapinha ou secador buscando deixar os cabelos com um aspecto mais apresentável, porém, o uso contínuo dessas ferramentas agridem mais ainda. Percebi que estava virando uma bola de neve e que precisava fazer algumas mudanças se quisesse ver alguma melhora nos meus cabelos.

Imagem relacionada
Tipos de Cabelos - Fonte da imagem: Buh Caixeiro
Depois de entender a "realidade" dos meus fios, fui procurar na Internet algo que me ajudasse a melhorar meus cabelos e dentre os milagres oferecidos conheci o Cronograma Capilar.

O Cronograma Capilar é uma rotina para entregarmos aos fios os nutrientes que eles precisam, para isso é muito importante começar a observar como seu cabelo está para identificar o que está faltando. Não é necessário gastar rios de dinheiro com muitos produtos, mas não dá para seguir o Cronograma com apenas um, a não ser que você tenha um produto de hidratação e o "batize" de acordo com a etapa do Cronograma. 

As etapas que compõem o Cronograma são basicamente: repor água (hidratação), repor óleos (nutrição) e repor massa (reconstrução). A imagem abaixo explica melhor cada uma das etapas do cronograma.

Imagem relacionada
Cronograma Capilar - Fonte da Imagem: Papo de Maricota
Enquanto não sabemos bem qual a realidade dos nossos cabelos, podemos seguir o Cronograma com as seguintes etapas:

Resultado de imagem para cronograma capilar
Etapas do Cronograma Capilar - Fonte da Imagem: Descobertas Cacheadas
Sem dúvida, a indicação acima é a mais comum. Ainda não estou tão evoluída, espero um dia conseguir identificar o que meu cabelo precisa sem precisar consultar tabelas, estou na fase de tentativa e erro, errando mais que acertando.

Comecei a seguir o cronograma e parei de usar chapinha e secador constantemente. Não é fácil, meus cabelos estão muito danificados e quando secam naturalmente não ficam bonitos (é... bate um desespero), mas tenho fé que com o tempo ele melhore e se torne mais saudável.

Outra coisa, na imagem das Etapas do Cronograma Capilar a informação é organizada como se a pessoa lavasse os cabelos 3 vezes por semana. Eu já lavei meu cabelo nessa frequência e o coitado não aguentou, então, adaptei para minha frequência de lavagem, assim, eu lembro o que fiz na etapa anterior e na próxima vez que for lavar, vejo na tabela qual etapa vou seguir.

Beijos,

Fique com Deus

Comentários

@blogmulherdivina - Instagram