Sinceridade até onde?



Ser sincero é bom? Sim, todos dirão! Mas será mesmo que tudo que pensamos está certo e deve ser conhecido pelos outros?

Eu me descobri uma pessoa sincera. Mas me descobri também, em muitos momentos, sofrendo por conta de uma sinceridade sem sabedoria. Nem tudo que pensamos deveria ser dito. Às vezes estamos, inclusive, completamente equivocados.

Lembro que algumas vezes, à mesa, na adolescência, questionei o modo de preparo de alguma comida que minha mãe fez. Esses dias, ao fazer pela primeira vez um purê de batatas, lembrei de quando critiquei um purê que minha mãe fez que tinha alguns pedaços de cebola ao meu ver um pouco grandes. 

A sinceridade ingrata é quase o mesmo que um corte no coração. Eu, quando cozinho hoje, me vejo cheia de ansiedade. Sim. Não construí em minha vida a curiosidade pela cozinha . Computadores e Tv sempre foram mais interessantes pra mim do que ficar de frente a um fogão quente tentando aprender a cozinhar. Hoje, aos 32 anos, ainda me considero uma cozinheira iniciante. E quanta expectativa se tem diante de um preparo! Será que vai ficar bom? Será que ele vai gostar? (Meu esposo). Imagino que esses sentimentos também deviam se passar na mente de minha mãe ao cozinhar para eu, meu pai e minhas irmãs. E como é ruim ser reprovada e criticada quando tudo que você queria é agradar.

Filhos não tem misericórdia . Falam o que pensam. Criticam. Entronxam a boca. São os filhos sendo filhos. Sinceros e ingratos. Com certeza um exemplo de sinceridade errada. 

Só que nem sempre a sinceridade errada fica só assim em áreas familiares e culinárias . A sinceridade colocada de forma errada pode verdadeiramente ofender . Nem todos estão prontos pra ouvir verdades de qualquer maneira. Palavras ditas sem reflexão. Com que intenção!?

Não basta ser sincero. Não é virtude falar tudo que pensa. É virtude ser sábio ao falar. E muitas vezes a sabedoria está no silêncio.

Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.

Provérbios 17:28

Ruth Veras

Comentários

@blogmulherdivina - Instagram